Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

África: metodologia de ensino

Aula: África

Objetivos:
Os educandos devem ser capazes de:
ü  Perceber a multiplicidade cultural da África, rompendo com a visão que considera homogênea.
ü  Compreender o continente não como atrasado, mas um reflexo por ter sido oprimido pela Europa, estabelecendo análise de seu contexto em vários fatores.
ü  Valorizar sua cultura e história de luta.

Metodologia:

ü  Apresentação em Power Point de imagens relacionadas África na seguinte ordem: 
·         Mapa (marco situacional – apresentação de que é um continente formado por diversos países, cada qual com uma realidade diferente).
·         Paisagens naturais (savana e comparação com o cerrado brasileiro, riqueza da fauna, comparação de alguns elementos culturais entre indígena e o africano, Baobá; floresta; deserto do Saara em dois aspectos e o estereótipo do cinema).
·         Paisagens humanas (construções egípcias, Império do Mali, urbanização, artesanato, agricultura).
·         Culturas (máscaras, griots, tambores, símbolos africanos).
·         Religiões (tradicionais, islâmica, cristã e o desrespeito da Igreja Universal com a cultura africana).
·         Ocupação europeia (escravidão e a exploração das riquezas como ouro e marfim, sistema de apartheid para controlar os negros).
·         Problemas sociais e políticos (direcionar para que entendam que a pobreza da África alargou-se com a invasão europeia gerando desigualdade entre negros e brancos, fome, problemas de saúde pública (HIV, ebola), conflitos armados).
·         Formas de resistência: Nzinga, significado da bandeira da Etiópia, Mandela.
·         Frases do Mandela: reforçar a ideia de que todos dependem de todos e da importância da educação para reverter o quadro de exclusão.

Avaliação:
ü  Participação e interesse na exposição da aula.
ü  Leitura do cordel de Antonio Héliton de Santana “A vida e a invasão da África Antiga” e exercícios de interpretação.

ü  Para Casa: Faça um desenho sobre a África em algum dos aspectos: paisagem natural, paisagem humana, cultura, religião, invasão européia, problemas sociais, etc. Critérios: Faça o desenho e pintura ocupando a folha toda, escreva na parte inferior um nome para sua obra, seu nome e a data.
Para ver os slides clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário