Aula: Corrida do ouro em Minas Gerais, Inconfidência e Tiradentes
Objetivos:
Os educandos devem
ser capazes de:
ü Compreender as
razões que levaram os colonizadores a empreenderem uma busca por metais
preciosos;
ü Relacionar a
mineração com a formação de diversas cidades: as diretamente que sofriam o
impacto e as que se localizavam próximas onde se formou a Estrada Real;
ü Perceber a
sociedade da época, marcadamente escravocrata, desigual e com altos impostos;
ü Contextualizar
mediante este cenário social e relacioná-lo com a Inconfidência Mineira;
ü Refletir sobre a
figura de Tiradentes: por que ora vilão, ora herói?
Metodologia:
·
Apresentação
em Power Point;
·
Mapa
do Brasil: localização de Minas Gerais, das cidades citadas e da Estrada Real;
·
Mostrar
imagens que ilustrem a riqueza da época (igrejas suntuosas, vestimentas do
grupo dominante, casas) e da pobreza (roupas e ausência de calçados dos
escravizados). Por que da pobreza se havia tanto ouro? Dialogar de modo que
percebam o sistema escravocrata e a desigualdade social.
·
Mediante
a poesia de Cecília Meireles, O romanceiro da inconfidência, apontar junto dos
alunos os personagens da inconfidência presentes na poesia. Exemplo –
participaram da inconfidência os militares e para isso, a poetisa escreve
“brilham fardas”.
·
Leitura
do texto “21 de abril – dia de Tiradentes” presente no site http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm e depois
responder as questões dispostas no último slide da apresentação em Power point.
Avaliação:
ü Participação e interesse na exposição da aula.
ü Interpretação da
charge da fuga dos holandeses e sua relação com a corrida do ouro.
ü Descrição da
sociedade da época.
ü Leitura e
interpretação da poesia de Cecília Meireles, O romanceiro da inconfidência.
ü Leitura do texto
sobre Tiradentes disponível no site http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm e entendimento
das imagens que foram feitas deste personagem.
ü Para
Casa: pesquisa sobre igrejas e esculturas da época e sua relação com a riqueza
proveniente das minas de ouro.
Para ver os slides clique aqui.
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