Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2016

História do ouro em Minas Gerais: do ouro à inconfidência mineira

Aula: Corrida do ouro em Minas Gerais, Inconfidência e Tiradentes

Objetivos:
Os educandos devem ser capazes de:
ü  Compreender as razões que levaram os colonizadores a empreenderem uma busca por metais preciosos;
ü  Relacionar a mineração com a formação de diversas cidades: as diretamente que sofriam o impacto e as que se localizavam próximas onde se formou a Estrada Real;
ü  Perceber a sociedade da época, marcadamente escravocrata, desigual e com altos impostos;
ü  Contextualizar mediante este cenário social e relacioná-lo com a Inconfidência Mineira;
ü  Refletir sobre a figura de Tiradentes: por que ora vilão, ora herói?

Metodologia:

·         Apresentação em Power Point;
·         Mapa do Brasil: localização de Minas Gerais, das cidades citadas e da Estrada Real;
·         Mostrar imagens que ilustrem a riqueza da época (igrejas suntuosas, vestimentas do grupo dominante, casas) e da pobreza (roupas e ausência de calçados dos escravizados). Por que da pobreza se havia tanto ouro? Dialogar de modo que percebam o sistema escravocrata e a desigualdade social. 
·         Mediante a poesia de Cecília Meireles, O romanceiro da inconfidência, apontar junto dos alunos os personagens da inconfidência presentes na poesia. Exemplo – participaram da inconfidência os militares e para isso, a poetisa escreve “brilham fardas”.
·         Leitura do texto “21 de abril – dia de Tiradentes” presente no site http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm e depois responder as questões dispostas no último slide da apresentação em Power point.
Avaliação:
ü  Participação e interesse na exposição da aula.
ü  Interpretação da charge da fuga dos holandeses e sua relação com a corrida do ouro.
ü  Descrição da sociedade da época.
ü  Leitura e interpretação da poesia de Cecília Meireles, O romanceiro da inconfidência.
ü  Leitura do texto sobre Tiradentes disponível no site http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm e entendimento das imagens que foram feitas deste personagem. 
ü  Para Casa: pesquisa sobre igrejas e esculturas da época e sua relação com a riqueza proveniente das minas de ouro.




Para ver os slides clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário