Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Poços de Caldas: um pouco da história dos meios de transporte e interpretação

HISTÓRIA DOS MEIOS DE TRANSPORTE EM POÇOS DE CALDAS

         Na nossa cidade existiram alguns meios de transporte que hoje não existem mais. Cada um teve sua importância de acordo com a época.
·        Carros de boi – iniciaram o progresso da povoação transportando produtos locais e trazendo de outras cidades, as utilidades necessárias à vida diária do povoado.
·        Banguês – viaturas cobertas, suspensas por grossos varais, onde eram atrelados cavalos ou bestas, um na frente e outro atrás e serviam para o máximo dois usuários.
·        Troles – carruagens rústicas descobertas, mais estreitas na frente e alargando para trás, dava assento para quatro passageiros, além do cocheiro, havendo ainda lugar para bagagem.
·        Trem – através da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro fundada em 1872. Trazia turistas principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, mas com o aparecimento das rodovias, diminui-se o transporte de passageiros pela ferrovia.
·        Bonde de burros – começou a trafegar em Poços de Caldas em 1892, cujo trajeto passava pela Estação Mogiana, Rua Junqueira, Marquês de Paraná (Assis Figueiredo), Rua da Vala (Avenida Francisco Salles) e Praça Senador Godoy (atual Pedro Sanches). Como era muito lento, perdeu a finalidade e em 1899 seus trilhos foram retirados.
·        Tilburis – viaturas ligeiras, puxadas por cavalos e com a boleia alta para o cocheiro. Eram cobertos por ampla capota e alguns possuíam cortina para proteger os fregueses das chuvas inesperadas.
·        Aranhas – meio de transporte arredondadas na parte de trás, onde ficava a portinhola de acesso.

Resumo do livro “Memórias históricas de Poços de Caldas”, Nilza Megale

1)     Ligue:

         Carros de boi                                   Trazia turistas

         Bonde                                              Passava por algumas ruas da cidade

         Carros de boi                                   Trazia produtos de outras cidades.

2) Por que o bonde de burros deixou de existir em Poços de Caldas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário