Páginas

sábado, 5 de novembro de 2016

Textos e interpretação: comunicação, saúde e atividades econômicas


Leia o texto abaixo e responda:

        Quanto mais tempo a criança fica em frente a televisão pior é para elas. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que as crianças que assistem muito televisão tem notas mais baixas porque a concentração diminui, não conseguem manter o foco em uma atividade, são impulsivas e podem desenvolver diabete e obesidade. Outra coisa que a pesquisa apontou é que filmes violentos deixam as crianças mais agressivas e que meninas que passam horas na frente da TV tendem a ter uma puberdade precoce.

1) Dicionário:
Diabete:_______________________________________________________________
Obesidade:____________________________________________________________
Puberdade:____________________________________________________________
Precoce:_______________________________________________________________

2) Sobre qual meio de comunicação o texto está falando?____________________________

3) O que a pesquisa mostrou?___________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Por que os filmes violentos NÃO são adequados para crianças? 
_____________________________________________________________________


5) Poços de Caldas é uma cidade que recebe dinheiro de impostos da indústria, do comércio e do turismo. Ligue cada setor ao exemplo de atividades.

         Indústria                                                    Hotéis, Walter World

         Comércio                                                   Casas Bahia, shopping
                  
         Turismo                                                    Alcoa, Danone, Phelps

Veja o gráfico abaixo e responda:



6) Qual é o meio de comunicação mais usado pelas famílias dos alunos?_______________


7) Qual o menos usado?_______________________________________________________

OBS. O mais interessante é fazer o gráfico com base no que os alunos da própria sala evidenciam de suas casas. É uma forma de diagnóstico da turma em relação aos meios de comunicação e ao mesmo tempo uma construção coletiva de um texto que os estudantes precisam dominar. O professor pode listar diversos meios de comunicação e pedir que os estudantes levantem a mão uma única vez para o meio de comunicação mais utilizado em casa. Com base na coleta é possível construir esse tipo de texto e articular Matemática e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário