Um blog para refletir sobre a educação... lembrando que a educação é do dia-a-dia, está em tudo e em todo lugar.
quarta-feira, 20 de abril de 2016
Escola no mundo: a leitura e a escrita com preocupação social
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Vídeos sobre a questão indígena
De modo a trazer um olhar sem estereótipos, com muita sensibilidade recomendo esses dois vídeos de duas fotógrafas que se dedicaram a retratar a vida indígena.
Um é de Claudia Andujar a respeito de seu trabalho enquanto repórter fotográfica. Ela foi tocada pela causa indígena ao perceber o extermínio desses povos durante a construção da Transamazônica e passou a defendê-los mundialmente.
Vejam em
Outro é da fotógrafa Rosa Gauditano que destaca as condições subumanas que vivem os índios pertencentes à tribo Guarani Kaiowá.
Vejam clicando aqui.
Para um olhar plural sobre as diversas culturas e povos indígenas, sob a fala e a memórias dos próprios índios, vejam o vídeo, "Índios Brasileiros".
Ana Paula Ferreira
08/04/2016
terça-feira, 5 de abril de 2016
História do ouro em Minas Gerais: do ouro à inconfidência mineira
Para ver os slides clique aqui.
Total de visualizações |
Educação nossa de cada dia
Porque assim como o pão tem que ser de cada dia, também a educação está no nosso cotidiano, nas nossas ações, na nossa formação.
Educação num sentido amplo, não só de escolarização, mas de humanização, de conhecer o que nos foi deixado pelo legado histórico, de apropriar do que a humanidade produziu e buscar trazer releituras, recontos, novas perspectivas, aumentar um ponto, enfim... mostrar que a educação está em vários momentos da vida: no nosso desenvolvimento, na de nossos filhos, de nossos alunos, da sociedade.
Da mesma forma que o trigo precisa ser debulhado para depois ser pão, o conhecimento precisa ser trabalhado para se constituir em saber. Não vivemos sem pão, sem o alimento para o corpo, porém não nos suprimos sem o conhecimento, pois o tempo todo nos defrontamos com escolhas e com a necessidade de intervir sobre as coisas existentes.
O trigo não basta! É preciso pão!
A concretude não basta! É preciso ir além do palpável e do visível!
Por isso não vivemos sem educação. Não comemos, não vestimos, não habitamos, não sonhamos sem educação.
E daí o fato de precisarmos nos apoderar do saber para termos mais controle sobre o que comer, o que vestir, onde morar e o que sonhar , pois caso contrário estaremos vivendo de forma rasa, superficial, uma vez que sempre haverá alguém para querer pensar por nós.
Ana Paula Ferreira
Outubro de 2015