Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Maquete desde a Educação Infantil



Aproveite as férias escolares para atividades que a criançada irá adorar. A dica de uma delas é a confecção de uma casa de bonecas, ou castelo de monstro... enfim, a engenharia de uma construção.
Entre comprar uma casa de boneca linda e luxuosa ou fazer uma casa com sua cara prefira a segunda opção!
Talvez a casa não fique com o brilho e o glamour das casas industrializadas, mas você ganhará em vários outros aspectos. Primeiro porque essa casinha não será feita apenas por você! Sim! DEVE ser manufaturada por você e pela (s) criança (s). Afinal bagunça pouca é bobagem!
Na verdade, ao fazer com a criança você terá a oportunidade de ensiná-la uma série de coisas:
1) O valor da presença, da companhia, o prazer da convivência – só isso já é um tesouro em tempos de que tablet substitui as relações.
2) A riqueza de saber que embora haja mil casas rosas com escada em formato de caracol há apenas uma casa de papelão em que cada parede é de uma cor. Uma coisa que parece simples, e realmente é, mas que ensina sobre singularidade, em não seguir modismo, não se render às propagandas de brinquedos.
3) Recorte, colagem, pintura... Ao invés de dar a folha impressa do famoso “Vamos colorir?” o ato de pintar, colar e recortar ganha nova expressão! Está em fazer a casa da boneca, em imitar gente grande que recorta com habilidade, em participar da colagem com concentração de artista de afresco.
5) A usar da criatividade! Afinal não é para se fazer maquete de isopor, mas sim usar recicláveis a disposição: mais esse legado! Caixa de pasta de dente pode ser o banco da cozinha, embalagem de xampu vira geladeira, caixinhas de fósforo são as gavetas do armário da cozinha, potinho de iogurte é a privada. Não se trata apenas de uma estratégia de reciclar, mas da criança compreender que uma coisa pode ser tudo o que sua criatividade permitir.
6) A fazer uma maquete, afinal estaremos representando uma casa! Cada cômodo pode ser uma caixa de papelão que depois podem se unir por fita adesiva ou grampeador. É uma ótima oportunidade de trabalhar os compartimentos de uma casa e o que é importante ter numa casa: qual será o lugar de destaque na sala? Dos livros ou da TV? Onde devem ficar janelas e portas? Qual o número de quartos para uma família com 5 pessoas? Que cor devem ser as paredes?
Não é difícil. Fique com a felicidade de se sentir um (uma) construtor (a).
Uma boa casa de bonecas para todos(as) !!!


Ana Paula Ferreira
24/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário