Nós educadores sabemos da importância
do teatro para formação do sujeito. Conhecemos seu potencial de acender as
capacidades expressivas e artísticas, de fazer com que o menino mais tímido e
inibido da sala se mostre o mais dinâmico e ousado, ou que o mais agressivo,
consiga controlar seus impulsos, em prol de uma atividade prazerosa, porém
séria, de movimento e ao mesmo tempo de reflexão, que vai do plano individual
de expressão ao plano coletivo de cooperação e respeito.
Entretanto, muitos professores tiveram
uma escolaridade marcada pelo “eu falo e tu escutas” e não muitos vivenciaram enquanto
alunos, a arte do teatro, e portanto, trabalhar com teatro em sala de aula,
traz uma insegurança para muitos profissionais.
Por isso, deixarei aqui, ponto a ponto,
a experiência de como foi trabalhado a peça “Saltimbancos”, na escola municipal
Dr. Pedro Afonso Junqueira, com uma turma de 3º ano, como forma de
compartilharmos nossas ideias e experiências.
O plano de aula objetivou contemplar
principalmente a Arte e o Português, lembrando que o 3º ano é o fechamento de
um ciclo de alfabetização, em que se espera que a criança leia e escreva de
maneira autônoma e proficiente.
Em cada trecho da peça, se fazia a
leitura coletiva e individual, incentivando o ato de ler com pontuação e
atuação, lembrando aos educandos que ao representarem no palco, o texto lido e memorizado,
deveria ser espontâneo, com leveza e sentimento, e não um ato mecânico de uma
leitura descontextualizada. O teatro então reanimou o ato de ler com uma
finalidade social e cultural.
Junto a essa leitura, se fazia a
articulação com outros gêneros textuais sobre a mesma temática que estava sendo
trabalhada. Do mesmo modo que a Arte se agarrava ao Português, os outros
gêneros se articulavam ao gênero teatral, formando uma teia de conhecimentos.
De maneira sintética, a organização da
peça teatral seguiu a seguinte ordem:
·
Escolha
do texto.
·
Ensaio:
leitura e análise do texto, memorização, marcação do espaço, dança, ensaio por
parte e ensaio corrido.
·
Criação
do figurino.
·
Apresentação
do espetáculo.
Nas próximas postagens, acompanhe como
foi a realização de cada item!
Ana
Paula Ferreira
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