Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

O teatro na sala de aula: a experiência com a peça “Saltimbancos”


         Nós educadores sabemos da importância do teatro para formação do sujeito. Conhecemos seu potencial de acender as capacidades expressivas e artísticas, de fazer com que o menino mais tímido e inibido da sala se mostre o mais dinâmico e ousado, ou que o mais agressivo, consiga controlar seus impulsos, em prol de uma atividade prazerosa, porém séria, de movimento e ao mesmo tempo de reflexão, que vai do plano individual de expressão ao plano coletivo de cooperação e respeito.
         Entretanto, muitos professores tiveram uma escolaridade marcada pelo “eu falo e tu escutas” e não muitos vivenciaram enquanto alunos, a arte do teatro, e portanto, trabalhar com teatro em sala de aula, traz uma insegurança para muitos profissionais.
         Por isso, deixarei aqui, ponto a ponto, a experiência de como foi trabalhado a peça “Saltimbancos”, na escola municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, com uma turma de 3º ano, como forma de compartilharmos nossas ideias e experiências.
         O plano de aula objetivou contemplar principalmente a Arte e o Português, lembrando que o 3º ano é o fechamento de um ciclo de alfabetização, em que se espera que a criança leia e escreva de maneira autônoma e proficiente.



         Em cada trecho da peça, se fazia a leitura coletiva e individual, incentivando o ato de ler com pontuação e atuação, lembrando aos educandos que ao representarem no palco, o texto lido e memorizado, deveria ser espontâneo, com leveza e sentimento, e não um ato mecânico de uma leitura descontextualizada. O teatro então reanimou o ato de ler com uma finalidade social e cultural.
         Junto a essa leitura, se fazia a articulação com outros gêneros textuais sobre a mesma temática que estava sendo trabalhada. Do mesmo modo que a Arte se agarrava ao Português, os outros gêneros se articulavam ao gênero teatral, formando uma teia de conhecimentos.
         De maneira sintética, a organização da peça teatral seguiu a seguinte ordem:
·        Escolha do texto.
·        Ensaio: leitura e análise do texto, memorização, marcação do espaço, dança, ensaio por parte e ensaio corrido.
·        Criação do figurino.
·        Apresentação do espetáculo.

         Nas próximas postagens, acompanhe como foi a realização de cada item!
                                                                           Ana Paula Ferreira                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário